Como Realizar um Estorno com a Moderninha?

Muitas coisas mudaram e as formas de fazer compras também. Não é mais novidade para ninguém que o mercado foi invadido por maquinas de cartão que vieram bater de frente com as tradicionais máquinas oferecidas por bancos e com aluguéis e taxas absurdas.

Mas assim como toda nova tecnologia, essas maquininhas estão gerando algumas dúvidas nos seus usuários. Nessa série de publicações vamos conversar um pouco sobre a Moderninha do PagSeguro e as principais dúvidas que identifiquei na utilização do equipamento.

Como Fazer um Estorno na Moderninha?

Antes de entrar no passo a passo da transação é importante dizer que só é possível realizar um estorno para vendas concluídas no mesmo dia da solicitação. Nos casos onde já tenha passado de 24h desde o momento da venda do produto, e você identifique a necessidade de fazer um estorno, o procedimento correto é cancelar a venda no menu relacionado em sua Conta PagSeguro.

Mas tudo bem, vamos supor que não tenha se passado 24h desde a realização da venda. Segundo o Moderninha do PagSeguro da própria PagSeguros, basta você seguir o passo a passo indicado abaixo:

  1. Acesse o Menu na tela inicial da sua Moderninha Wifi Plus e clique na opção 2. Estorno. Caso tenha uma senha administrativa, ela será requisitada;
  2. Insira ou passe o cartão no local indicado, de acordo com o tipo de venda realizada (via chip ou via tarja);
  3. Caso o cartão seja múltiplo, é necessário identificar o tipo de venda realizado: 1. Crédito ou 2. Débito;
  4. Serão exibidos todos os valores transacionados com o cartão. Selecione o valor a ser estornado. Confirme os dados da compra e aperte o botão verde;
  5. Peça para o cliente digitar o código CVV para vendas realizadas via tarja e aperte o botão verde;
  6. Pronto! Estorno realizado com sucesso!

Vale ressaltar que essas informações estão disponíveis no site da PagSeguro, desta forma, qualquer erro ou divergência na indicação dos menus necessários para realizar a atividade descrita devem ser reportados à empresa para maiores esclarecimentos.

E Quando a Venda é Realizada pelo Celular?

Entretanto, dependendo do modelo da sua moderninha, a venda pode ser realizada pelo celular, nesse caso fica a dúvida: Como realizar estorno quando as vendas são feitas através do celular?

Da mesma forma que na situação anterior é importante que a venda tenha ocorrido em menos de 24h. No caso de Tablets e Celulares existem duas possibilidades:

  1. Venda feita com o Mini do PagSeguroPrimeiramente certifique-se de que o Bluetooth, Wi-Fi e a Conexão Móvel (3G ou 4G) estão funcionando corretamente. Em seguida acesse seu relatório de vendas e selecione a transação que deve ser estornada. Ao clicar na opção, você terá acesso aos dados da venda, confira e selecione o menu “estornar”, insira o cartão no leitor e aguarde. Caso tudo ocorra bem, o estorno será realizado e você pode enviar o comprovante por e-mail ao cliente.
  2. Venda feita com o leitor de Crédito do PagSeguro: Assim como anteriormente, nesse caso o primeiro passo é certificar que o Wi-Fi e a Conexão Móvel (3G ou 4G) estão funcionando corretamente. Acesse seu relatório de vendas e selecione a opção de será objeto de estorno, confira as dados que aparecerão na tela e clique em “estornar”. Digite o Código de Segurança do Cartão e aguarde a confirmação. Caso tudo ocorra bem o estorno será realizado e você poderá enviar o comprovante para o e-mail do cliente.

Alguns erros podem ocorrer e atrapalhar no sucesso da transação, veja:

Moderninha

Como fazer estorno na Moderninha?

No caso onde o CVV é solicitado, digitar os números incorretamente irá impossibilitar a transação. Por isso tenha atenção na hora de informar esse dado. Outra possibilidade, e que irá atingir os dois aparelhos, tem origem nos problemas de conexão, portanto tenha certeza que a sua internet está funcionando corretamente.

Um último requisito importante é o período da venda. O prazo para realizar o estorno diretamente no aplicativo é de 24h em ambos os equipamentos. Caso esse prazo já tenha se excedido, só será possível realizar o estorno no site dentro de 90 dias após a venda.

Por último quero te perguntar duas coisas, você já ativou sua moderninha? Teve algum problema? Ou ela já apresentou erro de SimCard e conexão? Temos mais dois artigos falando especialmente disso, vale dar uma olhada. Caso você tenha uma dúvida ainda não abordada deixa aqui nos comentários, quem sabe não passa a ser o tema do próximo post?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *