Códigos da Maquininha Rede

Responsável pela maior parte das transações no comércio atualmente, as operações de compra e venda por meio de crédito e débito são realizadas em grande parte através de terminais físicos popularmente conhecidos como “Maquininhas de cartão de crédito”.

Esses equipamentos possuem muita facilidade e, no geral, as transações são feitas com sucesso. Em caso de falha ou erro, uma serie de mensagens que podem indicar os problemas apresentados em sua operação quando ocorrer algum imprevisto, por isso é interessante saber o que esses códigos significam.

Neste post você terá acesso a uma lista com esses códigos, seus significados e detalhes que julguei relevante sobre eles. Caso exista alguma mensagem da maquininha da REDE que você já viu e não achou na nossa lista, deixa nos comentários pra gente ficar sabendo.

Lista de Códigos da Máquina da Rede

Podemos dividir os códigos em duas categorias. A primeira diz respeito a transações não autorizadas durante a tentativa de efetuar uma cobrança com cartão e, a outra, são mensagens gerais, sobre a própria máquina. Confira a baixo:

Transações não Autorizadas

Código 51: Indica que o serviço não está habilitada para o emissor. Nesse caso o recomendável é entrar em contato com a central de atendimento da RedeCard e buscar habilitar caso seja necessário.

Código 53: Transação não permitida. Algum acontecimento no decorrer da transação a impossibilita de ser concluída, entre em contato com a Rede para ter acesso a mais detalhes.

Código 56: Erro nos dados informados, confira as informações fornecidas e tente novamente.

Código 57: Estabelecimento inválido. Neste caso vale conferir se os dados inseridos na transação estão corretos.

Código 58, 80: Transação não autorizada. No caso específico do código 80 a principal causa é falta de limite suficiente. Entre em contato com o emissor.

Código 65: Senha Inválida, tente novamente. Neste caso vale lembrar ao cliente do limite de três tentativas antes do bloqueio do cartão.

Código 69: Transação não permitida para o produto em questão.

Código 72: Indica apenas a necessidade de entrar em contato com o emissor, sem especificação de motivo.

Código 74: Falha na comunicação. Tente novamente. Possivelmente um problema da rede de dados.

Código 79: Cartão expirado. Neste caso, a transação não pode ser concluída pelo cartão ter ultrapassado sua validade. Entre em contato com o emissor.

Código 81: Produto ou serviço não habilitado para o emissor (AVS).

Códigos 82, 83 e 84: Transação não autorizada. Neste caso os problemas apontados são referentes ao cartão propriamente dito, ou a opção de crédito. Em todos os casos contate o emissor.

Além dos códigos numéricos, é muito comum a exibição de mensagens de erro. Nesses casos a mensagem costuma ser bastante explicativa e intuitiva, mesmo assim listamos algumas delas e seus respectivos significados. Veja:

Mensagens de ErroMaquininha da Rede

Sem tom de discagem: Esta mensagem é exibida em casos onde há algum problema na linha telefônica ou nos fios da rede em que a máquina está conectada.

Tende de novo CE, LC, LO ou NA: Perda de conexão com o terminal, ou falha de comunicação com a rede telefônica.

Por favor, ligue para a central de atendimento rede e informe o código A.1, A.4 ou A.5: Representa falha na conexão com o terminal e problemas com o sinal da operadora, entre em contato e informe o código indicado pelo equipamento.

Apesar de não se tratar da totalidade de mensagens do equipamento, listamos grande parte dos códigos numéricos que geralmente geram maior dúvida entre os usuários. No caso de você identificar algum código não abordado aqui e que aparece com frequência, deixa ele aqui nos comentários que iremos buscar informações pra você.

Comentários
  1. Dayana Câmara Maurici
  2. RENATA DE BRITTO CRUZ
    • Flávio
  3. Fernando
    • Flávio
  4. GUILHERME

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