Códigos da Maquininha da Cielo: veja o resumo dos principais e como resolver!

Saber mais sobre os códigos das funções da máquina Cielo pode ajudar no momento em que um erro aparecer na tela do terminal. Confira!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


imagem dos três modelos da maquininha Cielo
Máquinas de cartão Cielo

Conhecer os códigos das funções da máquina Cielo é uma forma de garantir que saberá tirar as dúvidas dos seus clientes, quando essas informações surgirem na tela do terminal.

Essa informação também ajuda a saber como agir e o que responder aos atendentes da empresa, caso seja preciso entrar em contato com o suporte técnico.

Inclusive, é interessante ter em mãos uma lista com os principais códigos que são informados na maquininha e, por isso, esse conteúdo será muito especial.

Por isso, preparamos um compilado com os avisos dados a cada transação realizada via terminal Cielo, com os seus significados e o que fazer, caso sejam relacionados a erros ou problemas.

Lista dos principais códigos das funções da máquina Cielo

Os códigos das funções da máquina Cielo mais frequentes, estão relacionados com algum tipo de problema que impede a efetivação da transação.

Essas situações podem estar ligadas ao cartão do cliente, que pode estar com alguma avaria, ou com a própria maquininha, que também pode apresentar mau funcionamento em alguns momentos.

Vale destacar que a função desses códigos é, justamente, orientar a melhor prática para solucionar a situação que se apresenta.

Para tanto, é interessante saber o que eles significam e quais ações podem ser realizadas, seja pelo operador, seja pelo suporte técnico.

Confira os principais códigos das funções da máquina Cielo que poderão surgir na tela do seu terminal.

Código 1: Transação referida pelo emissor

Quando o código 1 aparece no leitor da maquininha Cielo, isso significa que há uma suspeita de fraude na ação. Logo, a transação não é autorizada.

Sempre que houver um comportamento de compra que não é o habitual do titular do cartão, é possível que esse erro surja. Para solucioná-lo, indique que o cliente entre em contato com o banco emissor.

Código 4: Cartão com restrição

O código 4 aparece quando há algum tipo de problema com o cartão utilizado para o pagamento. Normalmente, o bloqueio é feito por qualquer suspeita que tenha ou por condições relacionadas à inadimplência.

O ideal é que o cliente entre em contato com o banco emissor para verificar o que está havendo.

Código 5: Transação não autorizada

A transação não autorizada associada ao erro de código 5 acontece quando o cartão está inadimplente.

Ou seja, quando a fatura não foi paga e o banco suspende a permissão de realizar pagamentos no crédito. A solução, nesse caso, é ligar para o banco e entrar em um acordo sobre a dívida incidente.

Confira mais sobre o erro 05 do cartão!

Código 6, 76, 96 e AA: Tente novamente

Quando os códigos das funções da máquina Cielo são 6, 76, 99 ou AA, isso significa que o cartão foi cancelado pelo banco e, por isso, não está apto para ser um meio de pagamento.

O dono do cartão deverá contatar o emissor para resolver a situação.

Código 7: Cartão com restrição

Se o código que surgir na tela for de número 7, confirme com o cliente se o cartão possui a funcionalidade de pagamento que ele está tentando realizar. Isso porque, esse erro está relacionado com as regras do emissor.

A solução é trocar as condições de pagamento e indicar que o cliente entre em contato com o emissor.

Código 9: Cancelamento por time out do usuário

O código de retorno 9 significa que o pagamento de um pedido não foi concluído pelo usuário após alguns dias da solicitação.

Caso o cliente queira concluir o pedido após o código de retorno 8, pode ser necessário deletar o pedido anterior e realizar um novo. Porém, se o erro persistir, é preciso entrar e contato com a Cielo.

Código 12: Transação inválida

Esse tipo de código está relacionado com erros no cartão, que podem ser ocasionados pela digitação, por exemplo.

Tente realizar a transação novamente. Caso o erro persista, oriente o cliente a entrar em contato com a central de atendimento do cartão.

Código 13: Valor inválido

Outro caso em que a transação é bloqueada por erros relacionados à característica do cartão. O código 13 diz respeito a impedimentos quando o valor não atende aos requisitos do contrato.

Por exemplo, quando o parcelamento desejado é maior do que o permitido pela loja. A solução consiste em repassar a compra, dessa vez seguindo as instruções certas.

Código 14: Cartão inválido

O erro 14 aparece quando o cartão foi invalidado pelo banco, por algum motivo relacionado aos dados, que podem estar gerando dúvidas no emissor.

É necessário que o cliente contate a instituição, para solucionar a questão.

Código 15: Emissor inválido

Esse erro surge quando a máquina não reconhece o banco emissor do cartão.

Para que a compra se efetive, é necessário usar outro meio de pagamento.

Código 41: Cartão com restrição

O código 41 se refere à tentativa de uso de um cartão que, efetivamente, foi bloqueado por perda.

Caso o cliente não reconheça essa função, o ideal é que ele entre em contato com o banco para regularizar a situação.

Código 51: Saldo insuficiente

Esse código surge quando o cartão usado não apresenta saldo, no caso de ser um meio de pagamento exclusivo de débito.

No entanto, ele também pode aparecer em transações realizadas via cartão de crédito, se referindo a uma situação em que o limite foi excedido.

Código 54: Cartão vencido

Esse erro é auto-explicativo. Quando ele aparece, significa que o cartão que está sendo usado está fora de sua validade.

Essa situação só é resolvida com a troca do meio de pagamento.

Código 57 e 58: Transação não permitida

Quando há algum tipo de restrição no cartão, a transação é impedida de se realizar.

Para entender exatamente o que está ocasionando a questão, é necessário contatar o banco.

Código 62 e 63: Cartão com restrição

Quando esses erros surgem, é porque o cartão está sendo usado para realizar alguma transação para a qual não há suporte.

No caso, se ele for doméstico e estiver sendo passado em uma compra internacional. Ou, quando há alguma violação de segurança. Para solucionar, é preciso entrar em contato com o banco.

Código 78: Cartão bloqueado

O código 78 se refere a cartões que ainda não foram desbloqueados para uso.

Para solucionar a questão, é necessário entrar em contato com o suporte do cartão e realizar o desbloqueio do meio de pagamento.

Código 82: Transação Inválida

Um dos códigos das funções da máquina Cielo é o 82, que surge quando o cartão é inválido.

É necessário, nesse caso, substituir o meio de pagamento por um que esteja apto a ser usado.

Código de erro 86: Erro no processamento

Em alguns casos, o código 86 pode significar um erro no processamento da compra. Por isso, será necessário tentar novamente e, caso o código permaneça, o vendedor deverá entrar em contato com a marca.

Além disso, o erro 86 pode vir acompanhado da mensagem Inicialize POS na Cielo, na qual será preciso verificar se há atualizações disponíveis para o equipamento e prosseguir com elas, caso estejam disponíveis.

Código 91: Banco Indisponível

O código 91 aparece quando o sistema do banco emissor do cartão está temporariamente fora do ar.

Basta aguardar alguns minutos e tentar passá-lo novamente.

Código AC: Cartão de débito sendo utilizado na função crédito

Esse é outro erro simples de ser compreendido. Quando o cartão não está habilitado para a função crédito, ele é impedido de realizar algumas ações, como o parcelamento, por exemplo.

Nesse caso, é necessário adequar a operação. Ou, se o cliente quiser o parcelamento, precisará usar outro cartão.

Código GA: Transação referida pela Cielo

A transação GA é aquela que foi impedida de ser realizada pela Cielo por alguma suspeita que o sistema pode ter tido.

Caso ela aconteça em seu estabelecimento, é necessário contatar o suporte Cielo para saber como proceder.

Código N7: Código de segurança inválido

O código N7 aparece quando o código de segurança do cartão, composto por 3 dígitos e que fica na parte posterior do plástico, é inválido.

Caso tenha sido erro de digitação, refaça a operação.

Código 0: Transação autorizada, parabéns, ocorreu tudo bem com a sua venda

Por fim, um dos códigos das funções da máquina Cielo que pode surgir, é o 0. Mas, esse não se refere a nenhum erro.

Quando o código 0 aparecer na tela do terminal, significa que a operação foi bem sucedida.

Quais as funções da máquina Cielo?

As maquininhas de cartão são dispositivos que servem para efetivar transações via cartão de crédito ou débito, sendo essa a sua função principal.

Entretanto, algumas delas podem agregar outras funcionalidades. A Cielo é uma delas. Além de ser um terminal para o meio de pagamento, ela ainda pode:

  • emitir relatório de vendas mensais;
  • emitir extrato das vendas;
  • fazer fechamento de caixa;
  • converter moedas.

Apesar de serem funções relativamente comuns, na maquininha da Cielo estão disponíveis alguns detalhes que a tornam mais interessante para ser contratada.

Como a funcionalidade de personalizar o extrato de vendas. É possível, por exemplo, criar um extrato contendo as informações de vendas de apenas de uma determinada bandeira, valores que ainda vão cair e, até mesmo, ajustes que devem ser feitos.

A função de fechamento de vendas também é de enorme importância. Como divulgado no portal G1, essa é uma das ações mais importantes para a manutenção da saúde financeira das empresas.

Além disso, ainda dá para estornar, cancelar vendas e, também, inserir créditos pelo terminal.

Como atualizar a máquina da Cielo?

O sistema Cielo sempre informa no terminal se houver alguma atualização que possa otimizar a operacionalidade da maquininha.

Caso a mensagem surja no leitor, basta autorizar a operação. Depois, será necessário reiniciar o sistema, desligando e ligando o terminal novamente.

Veja também como cadastrar a senha do Supervisor na Cielo!

Afinal, vale a pena aprender os códigos das funções da máquina Cielo e seus significados?

Para um lojista, saber o que significam os códigos das funções da máquina Cielo pode ser algo muito vantajoso. Inclusive, na fidelização dos clientes.

Isso porque, nada é mais frustrante do que se deparar com um impedimento no terminal, no momento de pagar a conta.

Saber o que houve e como solucionar o problema, demonstrará que ele possui conhecimento sobre a situação.

Isso vai gerar mais credibilidade e impedir que algum constrangimento possa surgir. Certamente, os clientes se sentirão mais confortáveis e se lembrarão desse atendimento com mais valor.

Perguntas frequentes sobre códigos das funções da máquina Cielo

Mensagens de erro nas maquininhas de cartão sempre são tema de dúvida entre os lojistas e os códigos das funções da máquina Cielo também entram nesses questionamentos.

Por isso, organizamos as principais questões em lista e as trouxemos aqui, caso você também queira saber mais sobre o terminal Cielo e suas particularidades.

Por fim, aproveite para comparar os modelos de máquinas disponíveis e simular as taxas de vendas no cartão!

Quer continuar acompanhando as novidades sobre o universo financeiro e as melhores oportunidades? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e entre em nosso canal exclusivo do Telegram.

  1. Quais as funções da máquina Cielo?

    A maquininha Cielo, além de ser um terminal de pagamentos via cartão de crédito e débito, também oferece extratos personalizados, relatórios mensais, relatórios de fechamento de caixa, faz a conversão de moedas e insere créditos.

  2. Como atualizar a máquina da Cielo?

    A atualização da máquina Cielo é automática. O sistema envia a informação sobre a atualização disponível e o gestor apenas autoriza a ação. Após a conclusão, será necessário apenas reiniciar o terminal, para que as mudanças sejam instaladas.

  3. Como saber o código do banco Cielo?

    O código do banco Cielo é 362. É possível encontrar essa informação em sites especializados sobre assuntos financeiros, que você pode pesquisar diretamente no navegador.

  4. O que é código 9 na Cielo?

    O código de retorno 9 significa que o pagamento de um pedido não foi concluído pelo usuário após alguns dias da solicitação. Caso o cliente queira concluir o pedido após o código de retorno 8, pode ser necessário deletar o pedido anterior e realizar um novo.

Referências do artigo
  1. Jerson jesus

    gostaria de um dia volta no tempo e apagar esse dia em que fiz a solicitação da maquina cielo pra minha loja . esse cranco .um câncer que tem que ser instinto do mercado , dxo aqui registrado todo meu repudio e escarnio a essa companhia .um dia voces prestaram conta do meu dinheiro que sumio e agora alem de cançelar as maquina e devolver estão me cobrando junto ao uma empresa recovery $ 1.307,00 segundo eles que ficou de aluguel atrasado do mês de novembro 2018 . sendo que devolovir a maquina em junho do mesmo ano . raça do inferno . em breve vocês serão instintos do mercado . como disse CRANCO DA HUMANIDADE . todo repudio e nojo a vocês sempre .

  2. OLIETE MARIA

    Gostaria de receber o código da maquininha, preciso com urgência.

  3. gabriela

    Oie, não consigo passar venda na cielo, aparece o codigo ed ( operação não finalizada )

  4. Ailton

    Não consigo visualizar últimas vendas só aparece duas a máquina é Cielo zip

  5. Elisafranco

    Operação não finalizada (EG) por gentileza refaça a operação. Pq sempre a cielo zip dá esta mensagem. Não consigo conectar nem no wif e nem no 3G

  6. katia borsari

    Boa tarde!
    saiu a seguinte mensagem ” to” o que significa ?

  7. LUCAS

    O QUE FAZER QUANDO A MAQUINA SÓ FICA “PROCESSANDO” E LOGO DEPOIS PEDE PRA REFAZER A OPERAÇÃO (TO)

  8. Eduardo

    maquineta nao esta funcionando. apresenta a seguinte mensagem:Rede wi fi não encontrada. Como devo proceder.

  9. Elizabete Vitória

    O que significa C1.1 o que aparece direto na minha máquina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp