O que é QR Code, como funciona e como fazer?

Entenda o que é QR Code, como esse recurso funciona e quais as alternativas para gerar os seus códigos com segurança!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Embora tenha se tornado uma das ferramentas tecnológicas mais populares dos últimos anos, muitas pessoas ainda não sabem o que é QR Code.

Esse código com quadrados e pontos pretos passou a fazer parte de inúmeros segmentos, especialmente financeiro, facilitando rotinas de pagamento e cobrança.

No entanto, o QR Code também pode ser visto em diferentes estabelecimentos, para fins de informação, direcionamento ou orientações para o usuário realizar determinada atividade.

Apesar da sua praticidade e segurança, muitos realizam a leitura desse código sem entender como ele funciona ou se é confiável.

Nesse caso, é importante entender o que é QR Code, para ter mais certeza na hora de utilizar esse recurso no dia a dia.

A seguir, confira as principais informações sobre essa ferramenta, como ela é programada e quais as formas de criar seu próprio código para tornar o dia a dia mais moderno e prático!

O que é QR Code?

QR Code é a abreviação em inglês para quick response, ou “resposta rápida”, em português. Trata-se de uma conexão direta e quase instantânea para a leitura de dados por meio de dispositivos com escaneamento.

Originalmente, surgiu em 1994 por meio da companhia japonesa Denso Wave, mas com um propósito diferente do utilizado atualmente.

O QR Code foi desenvolvido para uso na indústria automobilística, visando rastrear os veículos durante as etapas de fabricação. Para tornar o processo mais seguro, a empresa buscou alternativas para saber onde cada peça estava durante o fluxo de montagem.

No entanto, a quantidade de dados dificultava o uso os códigos de barra convencionais para escaneamento e monitoramento. Assim, surge a solução que possibilita armazenar mais informações em um código de leitura mais simples.

Contudo, apesar da tecnologia, o QR Code foi reconhecido apenas na última década no segmento financeiro.

Sua capacidade de armazenamento de dados permitiu a criação e aprimoramento de ferramentas para tornar as rotinas de pagamento mais simples.

Com a modernização do mercado, outros tipos de estabelecimento também aderiram a esse recurso de conexão direta que encurta endereços, traz atalhos e permite ao usuário acessar informações com mais dinamismo.

Para que serve?

Atualmente, saber o que é QR Code permite que os usuários utilizem um código para criação de links, direcionamento de pagamento e realização de orientações na internet.

O uso mais comum se fixou no mercado financeiro, pois facilita operações de envio e recepção de saldo, além de identificação de uma empresa ou usuário apenas lendo uma imagem.

No entanto, outras medidas também utilizam o QR Code, como leitura de dados em estabelecimentos. A disponibilidade de cardápios e ofertas por meio desse código se tornou altamente popular nos últimos anos.

Ainda, esse código permite armazenamento de URLs de sites, números de telefone e até mesmo textos completos.

Por esse motivo, é comum que acompanhe orientações para baixar um aplicativo na internet, por exemplo, ou para acessar dados de Wi-Fi, fazer login em conta e autenticar sua identidade.

No entanto, é importante reforçar que essa conexão direta ocorre por meio da internet. Por esse motivo, o uso de QR Codes está sempre associado ao meio digital.

Veja também como funciona o link de pagamento!

Como funciona o QR Code?

O conceito que explica o que é QR Code e como ele funciona é semelhante ao código de barras convencional, de faixas horizontais.

Presente em produtos, esses eixos são códigos binários que guardam informações em cada uma das figuras que se estendem. Um conjunto específico de barras exibe um código único para determinado item.

Por esse motivo, não existem mercadorias com o mesmo código, pois, mesmo que as barras sejam parecidas, elas apresentam um padrão único.

O QR Code também funciona dessa forma, mas não de maneira unidimensional, com código na horizontal, mas de forma bidimensional, com quadrados e traços verticais e horizontais. 

Por existirem mais códigos binários em cada quadrado e retângulo, o código QR consegue armazenar mais informações que as barras tradicionais dos produtos. Assim, se tornaram a opção mais versátil para registrar não apenas informações que identificam um produto, mas operações mais complexas.

Quando gerados, os padrões binários se espalham em um padrão que pode ser lido de várias formas. Inicialmente, existem três grandes quadrados nos cantos da imagem central. Além disso, cada elemento da grade também pode ser identificado individualmente.

Dessa forma, não é preciso captar o código QR completo para conseguir acessar os dados que suas linhas pretas e brancas informam. 

Sua posição e formato também torna essa leitura mais dinâmica para os sensores das câmeras e dispositivos móveis.

E uma vez que os algorismos são programados em linguagem de computador, é possível estabelecer uma conexão direta com a internet sem problemas.

Como fazer um código QR Code?

Após entender o que é QR Code, fazer um código bidimensional com as informações que você deseja depende de um site ou aplicativo específico.

Isso porque a composição dessa imagem necessita de programação binária, pois os computadores não entendem textos em linguagem humana.

Dessa forma, se desejar incluir uma URL de site, por exemplo, precisa transformar as letras e pontuação em 0 e 1. Essa conversão pode ser realizada por um site ou aplicativo simples.

Existem diversas alternativas disponíveis, inclusive de forma gratuita. Assim, basta escolher a plataforma que melhor combina com seu sistema operacional e dispositivo utilizado.

Em seguida, o site ou aplicativo indicará os próximos passos para gerar o código. Mesmo pessoas que não sabem o que QR Code ou como ele funciona podem utilizar esses sistemas para ter sua imagem com praticidade.

Uma vez gerada, ela poderá ser compartilhada nos canais digitais. Todos os usuários que lerem esse código QR com uma câmera ou leitor apropriado terão acesso aos dados que você inseriu, seja um texto, URL ou informações de pagamento.

Usualmente, a imagem fica disponível de forma definitiva até os dados digitais serem corrompidos, como um site ficar fora do ar, por exemplo.

Para colocar uma validade no QR Code, faça a geração da imagem em aplicativos específicos com essa funcionalidade.

Caso contrário, qualquer usuário poderá conferir as informações anexadas por meio da leitura do código de barras bidimensional.

Como é feito o pagamento com QR Code?

Uma das principais dúvidas sobre o que é QR Code é como os pagamentos funcionam com essa ferramente, mas ele segue o mesmo princípio de outros usos.

Inicialmente, essa imagem é usada como uma conexão direta para alguma informação ou caminho virtual.

Nesse caso, os pagamentos com QR Code Pix utilizam a figura como um atalho para os dados de transferência ou leitura bancária.

O princípio segue a mesma premissa de um cardápio digital, por exemplo. Existem dados armazenados na imagem, e, ao ler com a câmera e converter os números 0 e 1 em letras e símbolos, torna-se possível desvendar o que está dentro do código.

No entanto, para pagamentos e atividades financeiras, a geração da imagem acompanha textos específicos para realizar essa operação.

Por exemplo, no caso de transferências com Pix, um dos formatos que mais se popularizou com esse recurso, o usuário deve incluir a chave cadastrada do receptor antes de enviar o valor.

Nesse caso, ao entender o que é QR Code e aplicar esse conceito, na prática, é possível gerar um código que já possui a chave automaticamente.

Assim, o usuário não precisa digitar manualmente a informação antes de transferir. A leitura da imagem identifica o texto, verifica que se trata de um Pix e completa as informações.

O mesmo ocorre ao receber um código de cobrança de outro utilizador. Ele emitiu, em seu aplicativo bancário, uma série de dados que deseja compartilhar com o indivíduo, como valor, data de vencimento e dados para transferência.

Em vez de encaminhar o texto em linguagem padrão, digitada, ele condensa em uma única imagem, que é um atalho para a leitura do dispositivo.

Esse processo complexo pode ser efetuado pelos aplicativos bancários ou máquinas de cartão de crédito, por exemplo.

O QR Code é seguro?

Muitas pessoas que não sabem o que é QR Code possuem dúvidas se ele é seguro, mas trata-se de uma ferramenta confiável.

Afinal, ela funciona da mesma forma dos códigos de barra convencionais, que acompanham produtos e mercadorias.

No entanto, é ainda mais elaborado, por acompanhar informações mais complexas e permitir que atalhos em linguagem humana sejam rapidamente convertidos em programação binária.

Essa passagem de texto é realizada por programas seguros, que atuam há várias décadas na internet e podem não apenas ler os dados, como também criptografá-los para se tornarem mais simples de serem lidos.

No entanto, é importante reforçar que a elaboração e geração do QR Code é segura, mas nem sempre os atalhos que contém são.

Isso porque os usuários podem inserir diferentes tipos de informações, endereços de site e até mesmo dados para pagamento nas imagens.

Dessa forma, o encaminhamento pode direcionar as pessoas para páginas maliciosas ou infectadas com vírus. Ainda, golpes financeiros anexam chaves de transferência falsas, que não pertencem ao destino original.

Nesse caso, é importante entender o que é QR Code e como ele funciona, pois a composição da imagem e leitura no seu dispositivo é seguro. Contudo, vale a pena se atentar para as informações que acompanham o atalho de conexão rápida.

As recomendações são de leitura somente de códigos QR certificados e informados por canais autênticos. No caso de pagamento, é essencial verificar se os dados completos automaticamente pertencem ao destinatário.

Vale a pena usar o QR Code?

Entender o que é QR Code e usá-lo no dia a dia é uma prática que vale a pena, especialmente pela sua presença no cenário digital atualmente.

Cada vez mais estabelecimentos e práticas estão optando por esse código, inclusive registro de produtos.

Ele permite armazenar mais informações em sua composição imagética, e realiza a conversão de linguagens para código binário em instantes.

Dessa forma, os usuários possuem autonomia para compartilhar diferentes endereços, documentos e até mesmo dados pessoais com mais rapidez e segurança.

Além da utilização no dia a dia, para acesso de arquivos importantes, o QR Code também se tornou para essencial das operações financeiras.

Não apenas transferências Pix, mas também orientações para download de aplicativos e agendamento de atividades bancárias dependem da leitura desse código.

Por esse motivo, vale a pena se adaptar a ele e conhecer mais sobre seu funcionamento, pois a expectativa é que se consolidem como parte do futuro tecnológico.

Afinal, esse recurso se tornou símbolo de avanço e modernidade, inclusive em empreendimentos comuns do cotidiano.

Assim, entender o que é QR Code permite participar com mais confiança desse processo, e até mesmo gerar suas próprias imagens para arquivar mais dados, com mais segurança, de maneira mais simples.

Conheça outras dicas e ferramentas financeiras ativando as notificações do Push e assinando a newsletter do iDinheiro para receber as principais novidades!

Perguntas frequentes

  1. O que é um QR Code e para que serve?

    QR Code é a abreviação para Quick Response, e trata-se de um código de barras bidimensional que transforma textos e informações em programação binária, atuando como uma conexão direta para os usuários.

  2. Como ler o QR Code no celular?

    Para ler QR Code no celular basta acessar a câmera e apontar para a imagem QR. Dispositivos mais modernos identificam a informação e levam o usuário automaticamente para o endereço. No entanto, se não possui essa função, basta baixar um aplicativo gratuito de leitura.

  3. Como fazer um código QR Code?

    Para fazer um QR Code, utilize um aplicativo ou site específico, que converte textos em linguagem comum para linguagem binária.

  4. Como funciona o leitor de QR Code?

    O leitor de QR Code funciona como um leitor de código de barras. O sensor infravermelho identifica os códigos binários e converte em linguagem comum.

  5. Quais os riscos de usar QR Code?

    A leitura do QR Code é segura para o dispositivo, mas os dados podem conter endereços ou encaminhamentos maliciosos.

  6. Como é feito o pagamento com QR Code?

    O QR Code de pagamentos contém atalhos para os dados de transferência ou atividade bancária. Ao ler a imagem, o dispositivo encaminha o usuário para a página ou completa as informações com o texto da imagem QR, permitindo o pagamento com mais praticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp