O Que é QR Code? Como Receber Pelo QR Code, com oCelular?

Com as tecnologias existentes nos dias de hoje, para se realizar pagamentos, não é necessário ter um cartão, cheque ou dinheiro vivo. Tudo pode ser resolvido por aplicativos, online, ou com ferramentas atuais. Temos como exemplo o Near Field Communication (NFC), um tipo de tecnologia que autoriza a realização de transações por meio da aproximação de pulseiras, celulares ou cartões. Logo, não é preciso que o consumidor sempre esteja com o seu cartão, pois se utiliza uma ferramenta que sempre está nas mãos de todos, o celular.

Ademais, seguindo a mesma linha do NFC, existe o QR Code, cujo o uso se estende para muitas áreas além do pagamento. O QR Code é um código bidimensional que pode ser escaneado por dispositivos com câmeras. Este código é convertido em diversos artigos, e pode ser usado para transmitir informações como números de telefone, boletos, músicas, URLs, localizações, etc. Usando o QR Code, para realizar pagamentos, é preciso apenas estar com o seu celular e escanear o código. Caso você seja um empreendedor, para utilizar o QR Code para receber suas vendas, basta gera-lo por meio de um aplicativo e enviar para o seu cliente.

QR Code

Como mencionamos, o QR Code é um método de transmissão de dados, e pode ser usado como um meio de pagamento remoto, como o NFC. Este código é gerado bidimensionalmente, como um código de barras. Visualmente, ele é apenas um quadrado, com variações de marcas pretas. Os QR Codes são gerados por meio de aplicativos e programas, e podem ser convertidos, quando escaneados, em números de telefone, localizações geográficas, páginas da internet, arquivos, músicas, boletos, etc.

Hoje em dia o QR Code vem sendo cada vez mais utilizado para que sejam feitos os pagamentos, visto que tudo o que o cliente precisa para efetivar a compra é um celular que contenha um aplicativo com leitura de QR Code. Ou seja, não é necessário mais que o consumidor ande sempre com cartão, dinheiro ou cheque. Isso torna todo o processo de venda e compra muito mais seguro.

Entenda como são realizados pagamentos por QR Code

Os pagamentos por QR Code são feitos mediante a leitura do código e a conversão dele no boleto.

Como Receber com o QR Code, pelo celular?

Para o empreendedor, utilizar o QR Code pode ser também uma grande vantagem. Isso porque ele pode até mesmo diminuir os seus custos com as maquininhas de cartões, utilizando apenas os aplicativos geradores de QR Code, quando este método de pagamento estiver completamente implementado no mercado.

Para quem nunca utilizou o QR Code ou gerou um código, iremos ensinar como começar a receber suas vendas pelo celular, de forma fácil e prática. É preciso que o empreendedor possua um aplicativo que consiga produzir o código, ou mesmo uma maquininha que desempenhe esta função. Atualmente, a máquina da Cielo gera o QR Code. Basta que o usuário digite o valor e depois aperte o botão verde, na segunda tela que irá aparecer, para produzir o código. As maquininhas Rede realizam esta mesma função.

Ademais, diversos aplicativos também permitem gerar o QR, como o Iti, do Itaú. Com o Iti, qualquer empreendedor pode começar a receber pelos telefones, por meio desta tecnologia, com apenas 1% de taxa sob as vendas e sem custo para gerar o QR Code. Além disso, pode-se utilizar o Mercado Pago ou PagSeguro, dentre outras empresas.

Depois que o empreendedor gerou o seu QR Code, ele deverá mostrar a imagem para o seu cliente, para que ele possa escaneá-la. Diversos aplicativos possuem esta função, como o Cielo iD, Banco Original, Agibank, Picpay, Next, BanQi, Banco do Brasil, Livelo, etc. Assim, acessando a opção de escaneamento de QR Code e apontando a câmera do celular para o QR Code, o consumidor poderá escanear o código e já pagar o valor devido, caso esteja utilizando um aplicativo de banco ou de pagamento.

Assim, como pode-se ver, é muito fácil realizar um pagamento por QR Code. E, além de pagamentos, você pode utilizar os geradores online para transmitir outras informações, como links diretos para redes sociais, sites, promoções, cupons, etc. Como muitas instituições mencionam, espera-se que daqui alguns anos, não sejam mais utilizados os métodos físicos de pagamentos, reduzindo os riscos das operações.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *