Máquina de Cartão x Maquininha: Existe Diferença?

Atualmente as palavras máquinas de cartão e maquininhas estão entre os principais assuntos de quem tem um pequeno ou grande comércio. É que com o aumento do uso dos cartões de crédito e de débito para pagar pelas compras, quem não aceita cartão em sua loja acaba perdendo venda. Então, hoje em dia, quase todo vendedor aceita pagamento através de cartões. Para isso, é preciso possuir uma máquina de cartão, ou maquininha.

É aí que entra a dúvida: máquina de cartão e maquininha, são a mesma coisa, ou existe diferença? Não! São a mesma coisa, o que muda é somente a expressão. Alguns chamam de “máquina de cartão”, enquanto outros preferem tratar o aparelho como “maquininha”.

Mas normalmente, usa-se a expressão “máquina de cartão” para se referir às máquinas mais tradicionais, aquelas que cobram aluguel e geralmente estão associadas a algum banco. Enquanto isso, a maioria das pessoas usa a expressão “maquininha” para se referir às máquinas que não cobram aluguel, aquelas que muitas vezes funcionam como um leitor de cartão, acopladas ao celular.

Mas isso é só um costume entre os consumidores, pois as duas expressões estão corretas e servem para falar dos dois tipos de máquinas, seja a que cobra aluguel, ou a que não faz esse tipo de cobrança.

Diferenças entre tipos de máquinas

Apesar de não haver diferença entre maquininha e máquina de cartão, é preciso lembrar que existem tipos de diferentes de máquinas.

Como já dissemos acima, as mais tradicionais, que foram as pioneiras nesse mercado, geralmente são ligadas a um banco e cobram um aluguel mensal para funcionar em um estabelecimento. Essas máquinas precisam de uma linha telefônica para funcionar e podem ou não precisar da internet. As mais famosas são a Rede, a Cielo e a GetNet. São indicadas para grandes comércios e pessoas que têm um fluxo muito grande de vendas no cartão, pois as taxas cobradas a cada venda são menores, mas há a cobrança do aluguel. Para quem tem um fluxo pequeno de vendas no cartão não vale a pena pagar pelo aluguel.

Então, para esses pequenos e médios comerciantes, temos as várias opções de maquininhas sem aluguel, que podem funcionar através de um chip próprio, usando uma rede de telefonia móvel ou a internet, e também existem os leitores de cartão, que usam o celular para fazer as vendas. Dentre tantas marcas, as mais conhecidas são a Moderninha da PagSeguro, a iZettle e a Payleven.

Máquina de Cartão, ou Maquininha? É a mesma coisa?

Antes de escolher o melhor tipo de maquininha para o seu negócio, conheça bem todas as opções e compare as taxas, tarifas e benefícios que cada uma trará para o seu estabelecimento. Não é possível definir qual é a melhor, pois isso depende muito do seu negócio e suas características. O importante é não perder vendas por não receber pagamentos com cartões de crédito. Se você ainda não aceita, procure mais informações e adquira já a sua!

Aqui no site Passa Cartão você pode ver alguns comparativos entre máquinas, além de vários posts explicando sobre bandeiras aceitas, como adquirir as maquininhas, etc. Conheça também diversas outras marcas que não foram citadas aqui.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *