O que fazer com a máquina de cartão fora do ar? Tem como resolver?

Não dá para ficar sem máquinas de cartão! Hoje em dia qualquer negócio e, principalmente o comércio, não funciona bem sem uma máquina de cartão. Ela é a maneira mais prática e segura de receber os pagamentos sem precisar de dinheiro, é igualmente fácil e seguro para o cliente que busca agilidade.

Novas máquinas de cartão surgem a todo momento com novas tecnologias e facilidades, mas alguns problemas ainda são velhos e acontecem com frequência. Entre eles está ficar fora do ar, travar ou simplesmente não funcionar. Antes de se desesperar e ligar para o fornecedor, siga alguns passos para resolver a situação.

 

Foto: Pixbay

Passo 1: verifique se está tudo conectado: Confirme se os cabos estão bem encaixados entre o roteador ou rede telefônica e a máquina de cartão, se for o caso veja se o chip não saiu do lugar.

Passo 2: procedimento padrão:

  • Veja se as luzes na cor verde, onde fica o cabo de conexão, estão ligadas na máquina de cartão, ela também pode aparecer no visor.
    Reinicie o roteador, e a máquina de cartão
  • Desligue a máquina de cartão. Retire os cabos e desligue o roteador da internet, aguarde 10 segundos, ligue e conecte tudo novamente. Retire a bateria da máquina e coloque novamente.
  • Ao ligar espere mais 1 minuto para verificar se a máquina voltou a funcionar.

Passo 3: verifique a rede: Teste a conexão de internet com um computador ou veja se a linha telefônica está funcionando, esta é a maior incidência de falha. Veja também se a velocidade da internet não está reduzida, o que pode ser a causa do problema.

Passo 4: não deixe para ver a rede somente quando for usar: De tempos em tempos (recomenda-se no máximo uma hora) confira se a máquina não ficou fora do ar, assim quando precisar utilizar, evitará constrangimento com o cliente, podendo ter resolvido o problema antecipadamente.

Passo 5: tenha mais de uma máquina de cartão: Apesar dos custos com aluguel, ter mais de uma máquina de cartão evita que a perda de negócios se transforme em uma perda de dinheiro caso uma máquina fique fora do ar ou tenha outro problema. Desta forma, você também poderá avaliar as melhores opções do mercado.

Passo 6: área de cobertura: 2G, 3G e até 4G já estão disponíveis em vários modelos de máquinas de cartão, entretanto não acabam com problemas de conexão, para garantir a disponibilidade, verifique a área de cobertura com a operadora, assim evitará que fique fora do ar.

Passo 7: reinicie para destravar: Às vezes a máquina não está fora do ar, mas travou. Assim como acontece com celulares, máquinas da Cielo e Redecard também podem sofrer com o problema. Para resolver, basta desligar e ligar novamente, caso não consiga desligar tire da tomada ou remova a bateria.

Passo 8: não fique passando o cartão: Passar várias vezes o cartão é constrangedor e chato para o cliente que ainda pode ficar desconfiado que a transação foi aceita nas outras vezes. Quando der problema, tente com outra máquina ou aguarde até reiniciar e verificar se está tudo conectado e funcionando.

Passo 9: Procure o suporte: Mesmo depois de realizar todos os procedimentos nada adiantou, entre em contato com o suporte da empresa, deixe o número do telefone em um lugar fácil para resolver qualquer problema rapidamente.

Dica 10: Efetue a troca da máquina: Se a máquina apresentar problemas com muita frequência ou mesmo não funcionar, solicite a troca como um último recurso.

Além de perder negócios, você deve evitar processos, de acordo com o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor,  a responsabilidade da máquina ficar fora do ar é tanto do estabelecimento quanto da administradora do cartão, mas o estabelecimento deve oferecer outras formas de pagamento e evitar qualquer tipo de constrangimento do cliente.

Assinar uma promissória pode ser um alternativa quando o problema acontece, mas ter uma outra máquina a disposição seria o ideal. Pois evitaria até mesmo a perda de tempo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *