É preciso ter internet para usar a máquina de cartão?

As máquinas de cartão estão presentes em praticamente todos os estabelecimentos. Hoje em dia, a maioria dos consumidores prefere pagar por suas compras usando o cartão de crédito ou de débito.

E como você já viram aqui no Passa Cartão, são várias as opções de máquinas para o comerciante escolher. Adquirir uma máquina de cartão é bem simples e fácil. E depois é só pagar as mensalidades e fazer as vendas normalmente.

Mas muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao funcionamento das maquininhas. Uma das dúvidas mais comuns, é se elas precisam de internet para fazer vendas. Para responder a esta pergunta, vamos explicar como é o funcionamento das máquinas.

Como Funciona uma Máquina de Cartão?

As máquinas de cartão, assim como qualquer caixa registradora com acesso ao sistema de cartões tem o nome de POS (Point of Sale ou Point of Service – Ponto de Vendas). Esses terminais podem ser usados também para a impressão de ingressos, recebimento de contas, coleta de dados e muitas outras funções.

As máquinas de cartão mais comuns e conhecidas precisam de uma linha telefônica para funcionar. Elas possuem um filtro para a linha telefônica do local ou podem ter uma linha telefônica dedicada para a máquina. Então, esse tipo de máquina não precisa de conexão com a internet para funcionarem. Basta possuir uma linha telefônica, fixa ou móvel.

Outro tipo de conexão é a conexão GPRS. Nesse caso, a máquina funciona através de uma linha de celular, utilizando os mesmos chips dos telefones. Nesse caso, estas máquinas utilizarão-se da internet para completar as vendas.

E mesmo as maquininhas sem fio, que são mais modernas e dão mais mobilidade para os negócios, podem ser usadas sem conexão com a internet. As máquinas atuais têm uma duração maior da bateria e têm também uma grande capacidade de armazenamento, além de teclado numérico, display, impressora e leitora de cartões magnéticos e com chips.

Máquinas de cartão mais antigas, com conexão por linha telefônica

Pra que a Conexão com a Internet?

Muitas das máquinas mais atuais vêm com a opção de conexão à internet. E como acabamos de falar que não há necessidade da internet para funcionarem, muitas pessoas se perguntam: pra serve esta conexão? Além de se utilizarem desta conexão para complementar as transações, as maquininhas mais atuais podem se beneficiar e oferecer mais recursos se estiverem conectadas à internet.

Bom, se você tem uma maquininha que permita o acesso à internet, poderá integrar a máquina ao seu sistema de banco de dados do estabelecimento. Assim, o controle de estoque e controle de vendas será atualizado automaticamente. Para que o sistema funcione de forma integrada e completa, você precisará de acesso à internet. Muitas empresas utilizam a internet para gerenciar os seus negócios através da integração de sistemas.

Alguns modelos mais novos, disponíveis no mercado, têm uma conexão USB para computadores. Nesse caso, é necessário a conexão com a internet. Alguns modelos de pagamento também precisam da internet para completar a transação, normalmente feita através de sites na internet.

Maquininhas Sem Aluguel

As maquininhas sem aluguel, que funcionam com leitor de celular, não utilizam a linha telefônica fixa. Essas precisam de uma conexão GPRS ou acesso à internet. Nesse caso, vai depender do modelo de maquininha que você está adquirindo.

A Moderninha da PagSeguro, uma das maquininhas sem aluguel mais vendidas no país, tem conexão WIFI, 3G e GPRS. Você pode usá-la da forma que achar melhor.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *