Códigos de erro do cartão: conheça os principais e aprenda a resolver!

Entenda como solucionar os principais códigos de erro do cartão em máquinas para receber os seus pagamentos com mais facilidade!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A praticidade do serviço de recebimento através de máquina de cartão acaba sendo ameaçada em situações em que as compras são recusadas pelos códigos de erro do cartão.

Nessas horas, é muito importante saber lidar da forma correta com a situação e, para isso, você precisa saber qual é o significado de cada código de erro.

Na maioria das vezes, o erro não acontece por culpa de seu cliente, estando mais ligado à conexão da máquina ou outra questão da operadora.

Fique atento aos códigos de erros das máquinas de cartão, afinal de contas, a maneira como você ou seus funcionários lidam com esse tipo de situação podem determinar se seus clientes sairão satisfeitos ou não.

Principais códigos de erro do cartão

A seguir, confira o significado dos principais códigos de erro do cartão ao realizar o pagamento na maquininha e entenda como solucionar esses problemas.

Código 06

Significa erro genérico, o que pode ser um problema na sua máquina, na rede de dados ou na comunicação entre a administradora de cartão e o banco emissor.

Como resolver? Tente passar o cartão novamente na mesma ou em outra máquina, não desfaça a compra.

Código 08

Significa time-out no emissor ou bandeira. Isso quer dizer que o banco (emissor) ou a operadora (Visa, Master…) estava indisponível no momento da transação.

Como resolver? Faça uma nova tentativa, a culpa não é do cliente.

Código 016

Esse código pode significar um cartão inválido da Caixa ou de outros bancos.

Como resolver? Nesse tipo de erro, o primeiro passo é repetir a transação para garantir que o problema não é com ela. Caso o erro persista, o consumidor deverá entrar com a instituição que emitir o cartão para resolver

Código 14

Significa que o cartão é inválido, ou seja, o cartão do cliente não é aceito em sua máquina.

Como resolver? Veja se a bandeira pode ser aceita em outra máquina de seu estabelecimento ou pergunte ao cliente se ele possui outro cartão das bandeiras que são aceitas. Caso o problema não possa ser solucionado, pergunte educadamente se ele aceita um outro meio de pagamento.

Código 15 

Significa que o banco ou a instituição financeira não está cadastrada em sua máquina.

Como resolver? Pergunte ao cliente se ele possui uma alternativa a este cartão ou meio de pagamento.

Código 19 

Significa que a transação precisa ser repetida por causa de um problema técnico.

Como resolver? Por se tratar de problema técnico, apenas efetue novamente a transação.

Código 21

Impossibilidade na confirmação da transação, o problema está na máquina.

Como resolver?  Reinicie sua máquina ou troque por outra para repetir a transação.

Código 22

O erro 22 do cartão de crédito acontece quando o banco emissor não autoriza a transação do consumidor.

Como resolver?  Oriente o cliente a entrar em contato com o banco.

Código 26

Duplicidade ou repetição na venda. Isso significa que você pode ter passado a venda anteriormente.

Como resolver? Verifique junto a operadora se a transação já foi confirmada uma vez, senão, terá de restituir seu cliente por motivo de duplicidade na cobrança.

Código 51 

Esse é um erro bastante comum e pode indicar falta de limite no cartão ou falta de saldo em conta.

Como resolver? Oriente seu cliente para que procure outro cartão ou meio de pagamento.

Código 40

Também indica falha na rede.

Como resolver? Tente novamente.

Código 91 

Significa que o sistema do banco se encontra fora do ar.

Como resolver? Peça para o cliente aguardar alguns minutos, pois o banco emissor não está respondendo.

Código 96

Motivos técnicos, esse erro solicita a repetição da transação.

Como resolver? Tente novamente.

Código 1016

O erro 1016 da Stone significa saldo insuficiente para a transação.

Como resolver? Informar o cliente sobre o motivo do erro para que ele possa verificar a sua procedência.

Código AA

Significa que o tempo de espera foi excedido.

Como resolver? Peça para o cliente esperar alguns minutos e tente novamente.

Código GA

Esse erro indica que a administradora da máquina de cartão possui algum problema técnico no momento.

Como resolver? Tente novamente.

Códigos de erro do cartão após utilizar a máquina

Agora, vejamos alguns códigos de erro que aparecem apenas quando é cometido um erro na hora de operar a máquina. Como resolver todos os casos abaixo? Tente novamente com mais atenção.

Código 03

Você pode ter digitado o código de segurança errado, ou o número do cartão inválido ou a opção de parcelamento selecionada não está sendo aceita pelo cartão.

Código 11

O seu estabelecimento não está autorizado a fazer esse tipo de parcelamento selecionado. Informe as condições de pagamento disponíveis para que a máquina autorize essa transação.

Código 12

Aparece quando você efetua uma transação inválida. Isso pode acontecer quando você tenta passar no débito um cartão que só aceita compras no crédito ou vice-versa.

Código 25

Significa que algum dado digitado não está correto. Poderá ser: Senha, tipo de cartão, valor ou condição da venda.

Código AC

Você está tentando passar um cartão de débito na função errada: crédito. Veja se é isso que o cliente realmente deseja e explique que o cartão não aceita compras no crédito.

Melhores máquinas de cartão para pessoa física e autônomos

Códigos de erro do cartão relacionados à segurança

Agora, vamos alistar alguns erros que aparecem quando exige um maior cuidado por parte de seu comércio. Isso porque essas mensagens aparecem por questão de segurança. Imagine o transtorno caso alguém tente utilizar um cartão roubado, você poderá ficar no prejuízo.

Como resolver esses casos abaixo? Tenha atenção, solicite um documento de identificação de seu cliente ou peça para ele pagar em dinheiro. Vejamos:

Código 01

Significa que o banco ou instituição financeira do cartão pode ter “segurado” essa transação. Eles geralmente precisam confirmar alguns dados para continuar usando o cartão. Acontece muito em casos em que o cliente faz uma compra de valor muito diferente daquele que está acostumado a fazer. Assim, o cliente deve ser orientado a procurar seu banco para saber o motivo da recusa.

Código 05 

Esse é um código que raramente aparece e indica que o banco emissor não autorizou a compra por um motivo diferente dos demais códigos. O cliente precisará contatar o banco por questão de segurança para resolver esse problema.

Código 13 

Significa que a quantia que está sendo comprada não é aceita nesse cartão. Você poderá tentar novamente ou pedir para que o cliente procure outro meio de pagamento.

Código 38

Significa que o cartão de seu cliente está bloqueado por causa de erro na digitação da senha. Ele só vai conseguir desbloquear procurando o banco ou entrando em contato com a central pelo telefone.

Código 41 

Significa que o cartão já está cancelado por motivo de extravio. O cartão já é inútil. Verifique e tente novamente em outro cartão.

Código 43 

Indica que o cartão foi roubado. Verifique discretamente a identidade do cliente e esteja preparado para acionar a polícia pois pode estar havendo um crime. Não esqueça de fazer tudo com muita cautela e discrição.

Código 54 

Indica que o cartão já está vencido. Consulte o cartão para conferir essa informação, a data de vencimento se encontra na frente de todo plástico. Peça outro cartão ou meio de pagamento para finalizar a venda.

Código 55

Indica que a senha está incorreta pela primeira ou segunda tentativa. Muito cuidado, pois caso o cliente digite três vezes a senha errada o cartão será bloqueado. Por isso, não deixe de alertar que o cartão poderá ser bloqueado.

Código 57

Geralmente indica que o cartão é novo e ainda não foi desbloqueado corretamente pelo cliente. Ele pode conseguir facilmente fazer isso pelo 0800 confirmando seus dados pessoais ou comparecendo no banco onde solicitou o cartão.

Código 61

Indica que o limite já foi excedido. Você pode orientar o cliente a procurar seu banco, pois, poderá conseguir aumentar o limite após uma análise de crédito. Pergunte se ele possui um outro cartão ou meio de pagamento.

Código 78

Aparece quando o cliente precisa desbloquear o cartão no banco.

Por fim, tenha sempre em mãos o telefone da central de atendimento da central técnica de sua máquina de cartão, eles estão lá para te auxiliar em qualquer problema na hora da venda.

Agora, aproveite e confira também o comparador de maquininhas e o simulador de taxas para escolher um equipamento de qualidade e com bom custo-benefício!

Códigos de erro da Caixa Econômica

Existem alguns códigos de erro da Caixa Econômica, principalmente, quando é utilizado o aplicativo de mobile banking da instituição financeira.

Porém, tal qual os outros códigos que demonstramos em nosso conteúdo, é possível reverter a situação de falha apenas realizando as ações de correção.

Veja só os principais códigos de erro da Caixa Econômica e o que fazer quando eles surgirem!

Código de erro 0220 da Caixa

O código de erro 0220 da Caixa surge quando o cliente faz uma tentativa de acesso à conta pelo aplicativo.

Ele está relacionado com problemas de conectividade e, por isso, para resolvê-lo basta reiniciar a conexão.

Caso o problema persista, o ideal é aguardar alguns minutos antes de fazer uma nova tentativa.

Código de erro 0222 Caixa

Esse também é um dos códigos de erro da Caixa Econômica relacionados à conexão. Assim, mesmo que o seu dispositivo apresente indicação de estar conectado, falhas na transmissão podem impedir a realização da transação completa.

Caso esse erro surja durante a utilização do app Caixa ou no internet banking, a indicação é:

  • verifique se há alguma atualização a ser feita no app;
  • limpe o cache do app;
  • desconecte o dispositivo e reconecte após 30 segundos.

Caso o acesso permaneça restrito, o ideal é entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa e solicitar ajuda remota.

Código 0221 da Caixa

Quando aparece o código 0221, ele indica que houve uma falha na utilização da senha de transação e isso resultou em um bloqueio da mesma.

Caso esse erro surja ao usar o app, entre em contato com a Central de Atendimento Caixa ou vá até uma agência bancária.

Código 0539 Caixa

Por fim, um dos códigos de erro da Caixa Econômica mais frequentes e que mais acumula reclamações dos clientes, é o 0539.

Ele diz respeito a um erro no momento de carregar os dados da conta, como o saldo, por exemplo. Isso, por sua vez, impede que as transações aconteçam.

Para solucionar esse problema, aguarde alguns momentos e repita a tentativa de uso do cartão ou do app.

Se o erro se mantiver, limpe o cache do aplicativo ou verifique se ele possui alguma atualização a ser feita.

Agora, aproveite e confira também o comparador de maquininhas e o simulador de taxas para escolher um equipamento de qualidade e com bom custo-benefício!

Perguntas frequentes sobre códigos de erro do cartão

  1. Quando dá erro na máquina de cartão?

    Os principais códigos de erro na máquina de cartão estão relacionados a problemas de conexão com o banco emissor do cartão, autorização da compra e processamento do pagamento no equipamento.

  2. O que é 05 não autorizada?

    Esse é um código que raramente aparece e indica que o banco emissor não autorizou a compra. Assim, o cliente precisará contatar o banco por questão de segurança para resolver esse problema.

  3. O que significa código 51?

    Esse é um erro bastante comum e pode indicar falta de limite no cartão ou falta de saldo em conta. Para resolvê-lo, o comprador deve utilizar outro cartão ou meio de pagamento.

  4. O que é erro 22 cartão de crédito?

    O erro 22 do cartão de credito acontece quando o banco emissor não autoriza a transação do consumidor. Nesse caso, é necessário orientar o cliente a entrar em contato com o banco.

  5. O que é o erro 1019 Stone?

    O erro 1016 da Stone significa saldo insuficiente para a transação. Por isso, é preciso informar o cliente sobre o motivo do erro para que ele possa verificar a sua procedência.

  6. O que significa código 0220 na Caixa?

    O código de erro 0220 Caixa indica problemas de conectividade que podem atrapalhar o carregamento dos dados da conta e do cartão pelo app. Para solucioná-lo, verifique se há alguma atualização do aplicativo, limpe o cache e conecte o dispositivo novamente.

Referências do artigo
  1. Sabrina Silva

    Gostaria de saber porque cód 39!

  2. Valéria dos

    Quando tento entrar no aplicativo da caixa aparece código 21- 1 como resolvo isso e sento cadastrar novamente da erro 423 dormirem

  3. Beatriz Nogueira

    boa tarde fui passar o cartão ticket restaurante do cliente na minha maquina da safra e apareceu o ERRO 020. o que significa e com resolver?

  4. Ednaldo luis.

    Boa tarde.
    Apareceu um erro e o cartão não passa fica roteando e não passa.
    G 3219 – 824 .S

  5. Jessica

    Não estou conseguindo fazer saque nem comprar em débitos, está dando código 96 oque faço?

  6. Joelma

    Boa noite.
    O meu cartão está dando cartão inválido erro 16.O que tenho que fazer.

  7. Leonardo Pereira

    Meu cartão tá aparecendo inválido código 16 o que faço tô em Brasilia-df já fui 3 vezes no caixa econômica mais não consegui resolve eles mandaram um e meio pra minha agência que fica no Pará mais não responderam ainda……

  8. Josiane

    O meu está dando :
    cartão inválido – Necessário troca
    Como eu faço a troca, pra quem eu posso ligar?

  9. Gabrielle

    Passei meu cartão hoje a tarde em um estabelecimento e deu tudo certo. Quando passei ele a noite em outro lugar não dava certo e sempre dava o cód. 9107 – Emissor fora. O que isso significa??

  10. meu cartao poupanca esta dando (16) cartao ivalido; o que pode esta acontecendo

  11. Andreia

    Ola.meu erro aparece operação inválida cod 12 mas o cartao é debito e seleciona o opção debito direto. Insiro a senha correta e da erro . Oque significa?

  12. elaine

    o meu deu erro 16 3vezes o que significa isso nunca deu erro desse tipo

  13. Everlen

    Apareceu codigo 12. Que diz que é quando tentamos passar débito no cartão que é só crédito.

    Mas, meu cliente so tem credito. O cartão nem tem a opção debito. Entao nao entendo pq desse erro.

  14. Lessandro Patrocínio

    Olá o meu deu erro SO 100 cartão de refeição, não consigo resolver

  15. KatiellyCabral

    Quanto foi fazer pagamento com meu cartao do banco brasil pela maquininha modeninha pedi pra retirar o cartão e apareceu codigo r91 o ta acontecendo

  16. Codigo de erro 1500, como resolver? Máquina de Débito e Crédito da Rede?

  17. Luiz Carlos

    tem um máquina da get net direto acontece um tal de código 5999 não consigo antecipar isto é certo e um vergonha não indicou pra ninguém está máquina

  18. Maria

    Tento fazer um cartão de crédito na loja dá rejeitada código é ra 15 ou ra 16 o que significa?

  19. Cleuzeni Pinto

    BOM DIA O QUE E O ERRO 3017 QUE ESTA APARECENDO QUANDO VOOU PAZSER A VENDA NO CR~EDITO

  20. Coloquei o cartão no caixa eletrônico , deu erro de posição. Sendo que o cartão está correto

  21. FRANCISCO FERREIRA

    Bom dia
    A minha tá dando o código G2.3

  22. Fui fazer uma compra e deu cartão inválido. O que pode ser?

  23. FRANCISCO MIRANDA

    Fiz uma tentativa de compra com o meu cartão e apareceu o codigo 05 NÃO AUTORIZADA. Fiz um teste na maquininha da loja do qual sou gerente e deu o mesmo problema. Liguei pro banco emissor e disseram que era problema na maquininha do estabelecimento, no caso do meu estabelecimento. Liguei pro suporte da maquininha e disseram que eu tinha que entrar em contato com o banco emissor do cartão… O que fazer nesses casos??? Um detalhe, fiz o mesmo teste hoje, com o mesmo valor, na mesma maquininha e hoje deu certo…

  24. marcelo

    oi boa tarde
    quando vou efetua uma venda aparece a sequente mensagem g2

  25. HELLEN

    TENTO FAZER UM VENDA NA MODERNINHA DA UOL, MAS QUANDO INSIRO CARTAO DO CLIENTE PEDE PRA RETIRAR CARTAO E APARECE : COOO61 CARTAO COM ERRO OU MAL INSERIDO…

  26. Afonso

    E quando a maquina apresenta o erro ou mensagem, pedindo para fazer novamente a transação, CÓDIGO C1.1.2?

  27. Carlos

    Hoje eu fui ao mercado, e após tentar pagar uma conta deu de primeira codigo 75 Problema senha o que pode ser?

  28. Leonardo

    Oque quer dizer: instituição indisponível no momento …? Obrigado

  29. Jessica Teixeira

    Fui fazer uma compra com meu cartão de crédito,quando digitei a senha,apareceu senha inválida,sendo q minha senha era certa.Nao tentei a terceira vez digitar,pois a moça do estabelecimento falou que era a máquina dela q tava com problema.Quero saber se posso fazer uma compra em outro estabelecimento ? Se não irá acontecer isso de novo?

  30. Maria

    Bom dia tentei fazer uma venda e me dá código A 05 na função crédito e débito minha maquina e da master card também o que quer dizer esse código.

  31. DIRCE DE

    nao estou conseguindo efetivar uma venda aparece um erro de SIMCARD

  32. DIRCE DE

    nao estou conseguindo efetivar uma venda,parece um erro A O15

  33. Teza Bonafe

    Deu código 41 e a cliente reclamou que debitou 2 vezes …O que faço?

  34. O que significa “opção selecionada incorreta”?

  35. Silvia

    Boa tarde, esses códigos é para todas as operadoras? Máquina Cielo, Rede, BIN, Moderninha e etc? Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp