Códigos de Erro do Cartão: Como resolver

A praticidade do serviço de recebimento através de máquina de cartão acaba sendo ameaçada em situações em que as compras são recusadas. Nessas horas, é muito importante saber lidar da forma correta com a situação e, para isso, você precisa saber qual é o significado de cada código de erro. Na maioria das vezes, o erro não acontece por culpa de seu cliente, estando mais ligado à conexão da máquina ou outra questão da operadora.

Fique atento aos códigos de erros das máquinas de cartão, afinal de contas, a maneira como você ou seus funcionários lidam com esse tipo de situação podem determinar se seus clientes sairão satisfeitos ou não.

Principais códigos de Erro

Código 06: Significa erro genérico, o que pode ser um problema na sua máquina, na rede de dados ou na comunicação entre a administradora de cartão e o banco emissor. Como resolver? Tente passar o cartão novamente na mesma ou em outra máquina, não desfaça a compra.

Código 08: Significa time-out no emissor ou bandeira. Isso quer dizer que o banco (emissor) ou a operadora (Visa, Master…) estava indisponível no momento da transação. Como resolver? Faça uma nova tentativa, a culpa não é do cliente.

Código 14: Significa que o cartão é inválido, ou seja, o cartão do cliente não é aceito em sua máquina. Como resolver? Veja se a bandeira pode ser aceita em outra máquina de seu estabelecimento ou pergunte ao cliente se ele possui um outro cartão das bandeiras que são aceitas. Caso o problema não possa ser solucionado, pergunte educadamente se ele aceita um outro meio de pagamento.

Código 15: Significa que o banco ou a instituição financeira não está cadastrada em sua máquina. Como resolver? Pergunte ao cliente se ele possui um outro cartão ou meio de pagamento.

Código 19: Significa que a transação precisa ser repetida por causa de um problema técnico. Como resolver? Por se tratar de problema técnico, apenas faça novamente a transação.

Código 21: Impossibilidade na confirmação da transação, o problema está na máquina. Como resolver?  Reinicie sua máquina ou troque por outra para repetir a transação.

Código 26: Duplicidade ou repetição na venda. Isso significa que você pode ter passado a venda anteriormente. Como resolver? Verifique junto a operadora se a transação já foi confirmada uma vez, senão, terá de restituir seu cliente por motivo de duplicidade na cobrança.

Código 51: Esse é um erro bastante comum e pode indicar falta de limite no cartão ou falta de saldo em conta. Como resolver? Oriente seu cliente para que procure outro cartão ou meio de pagamento.

Código 40: Também indica falha na rede. Como resolver? Tente novamente.

Código 91: Significa que o sistema do banco se encontra fora do ar. Como resolver? Peça para o cliente aguardar alguns minutos, pois o banco emissor não está respondendo.

Código 96: Motivos técnicos, esse erro solicita a repetição da transação. Como resolver? Tente novamente.

Código AA: Significa que o tempo de espera foi excedido. Como resolver? Peça para o cliente esperar alguns minutos e tente novamente.

Código GA: Esse erro indica que a administradora da máquina de cartão possui algum problema técnico no momento. Como resolver? tente novamente.

Agora, vejamos alguns códigos de erro que aparecem apenas quando é cometido um erro na hora de operar a máquina. Como resolver todos os casos abaixo? Tente novamente com mais atenção.

Código 03: Você pode ter digitado o código de segurança errado, ou o número do cartão inválido ou a opção de parcelamento selecionada não está sendo aceita pelo cartão.

Código 11: O seu estabelecimento não está autorizado a fazer esse tipo de parcelamento selecionado. Informe as condições de pagamento disponíveis para que a máquina autorize essa transação.

Código 12: Aparece quando você efetua uma transação inválida. Isso pode acontecer quando você tenta passar no débito um cartão que só aceita compras no crédito ou vice-versa.

Código 25: Significa que algum dado digitado não está correto. Poderá ser: Senha, tipo de cartão, valor ou condição da venda.

Código AC: Você está tentando passar um cartão de débito na função errada: crédito. Veja se é isso que o cliente realmente deseja e explique que o cartão não aceita compras no crédito.

Pagamentos com cartão de crédito

Pagamentos com cartão de crédito estão sujeitos a erros. Confira a lista.

Erros relacionados a segurança

Agora, vamos alistar alguns erros que aparecem quando exige um maior cuidado por parte de seu comércio. Isso porque essas mensagens aparecem por questão de segurança. Imagine o transtorno caso alguém tente utilizar um cartão roubado, você poderá ficar no prejuízo. Como resolver esses casos abaixo? Tenha atenção, solicite um documento de identificação de seu cliente ou peça para ele pagar em dinheiro. Vejamos:

Código 01: Significa que o banco ou instituição financeira do cartão pode ter “segurado” essa transação. Eles geralmente precisam confirmar alguns dados para continuar usando o cartão. Acontece muito em casos em que o cliente faz uma compra de valor muito diferente daquele que está acostumado a fazer. Assim, o cliente deve ser orientado a procurar seu banco para saber o motivo da recusa.

Código 05: Esse é um código que raramente aparece e indica que o banco emissor não autorizou a compra por um motivo diferente dos demais códigos. O cliente precisará contatar o banco por questão de segurança para resolver esse problema.

Código 13: Significa que a quantia que está sendo comprada não é aceita nesse cartão. Você poderá tentar novamente ou pedir para que o cliente procure outro meio de pagamento.

Código 38: Significa que  cartão de seu cliente está bloqueado por causa de erro na digitação da senha. Ele só vai conseguir desbloquear procurando o banco ou entrando em contato com a central pelo telefone.

Código 41: Significa que o cartão já está cancelado por motivo de extravio. O cartão já é inútil. Verifique e tente novamente em outro cartão.

Código 43: Indica que o cartão foi roubado. Verifique discretamente a identidade do cliente e esteja preparado para acionar a polícia pois pode estar havendo um crime. Não esqueça de fazer tudo com muita cautela e discrição.

Código 54: Indica que o cartão já está vencido. Consulte o cartão para conferir essa informação, a data de vencimento se encontra na frente de todo plástico. Peça outro cartão ou meio de pagamento para finalizar a venda.

Código 55: Indica que a senha está incorreta pela primeira ou segunda tentativa. Muito cuidado, pois caso o cliente digite três vezes a senha errada o cartão será bloqueado. Por isso, não deixe de alertar que o cartão poderá ser bloqueado.

Código 57: Geralmente indica que o cartão é novo e ainda não foi desbloqueado corretamente pelo cliente. Ele pode conseguir facilmente fazer isso pelo 0800 confirmando seus dados pessoais ou comparecendo no banco onde solicitou o cartão.

Código 61: Indica que o limite já foi excedido. Você pode orientar o cliente a procurar seu banco, pois, poderá conseguir aumentar o limite após uma análise de crédito. Pergunte se ele possui um outro cartão ou meio de pagamento.

Código 78: Aparece quando o cliente precisa desbloquear o cartão no banco.

Uma última dica: tenha sempre em mãos o telefone da central de atendimento da central técnica de sua máquina de cartão, eles estão lá para te auxiliar em qualquer problema na hora da venda.

Comentários
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