O que é o Código de Verificação do Cartão (CVC)?

Comumente, nas compras que realizamos pela internet, é nos solicitado o código CVC, o Código de Verificação do Cartão. Só após a informação deste código que a compra é liberada. Muitos consumidores não entendem a necessidade do CVC, e porque ele é uma informação dos nossos cartões que deve ser protegida cuidadosamente.

O CVC é um código de verificação, como o nome mesmo menciona. Assim, ele verifica a veracidade da compra, e sempre que é informado, toma-se que o titular do cartão é quem está realizando a compra. O CVC é impresso, geralmente, no verso do cartão de crédito. Saiba como ele funciona e quais os cuidados que devem ser tomados.

Código de Verificação do Cartão

É comum que na hora da realização de uma compra online, seja solicitado o Código de Verificação do Cartão (CVC). Este código é um conjunto de números impressos nos cartões de crédito e débito, com a finalidade de oferecer mais segurança ao portador do cartão. Assim, com o CVC, o proprietário do cartão tem mais segurança quanto à fraudes  ou seja vítima de golpes com o cartões de crédito.

O CVC é composto por três números, que são impressos apenas no cartão, direto no plástico. Ele não é gravado em relevo, ou mesmo impresso no recibo. Como mencionado, é um número de grande importância, pois ele libera a compra online, uma vez que é informado corretamente.

Identifique o CVV do seu cartão.

Na maioria dos cartões, o código de verificação é impressa no verso do cartão. Em outros, na parte da frente.

Em todas as transações realizadas online, o código de verificação do cartão será solicitado com a finalidade de evitar que quem não esteja com o cartão em mãos faça a compra. O Código de Verificação apenas deverá ser solicitado no momento da compra e não do cadastro. Entretanto, algumas lojas online não solicitam o CVC no momento do pagamento, e assim, são passíveis de serem vítimas de fraudes. Neste caso, tanto a loja, quanto o proprietário do cartão.

Nos cartões com bandeira Visa, Mastercard e Diners Club International, o código de verificação do cartão está impresso na faixa de assinatura no verso do cartão. Nestas bandeiras, o CVC é comporto por três dígitos. Nos cartões de bandeira American Express o código de verificação do cartão estará impresso na frente, próximo ao nome e ao número do cartão. Além disso, o CVC do cartão da Amex são quatro dígitos.

O Código de Verificação do Cartão (CVC) ainda pode ser chamado de CVVC (Card Verification Value Code), V-Code ou V Code (Verification Code), CCV (Card Code Verification) ou CVD (Card Verification Data).

Quando o CVC é solicitado em uma compra online, ele não é armazenado. Mesmo que você realize o seu cadastro em um site, na hora de realizar uma compra novamente, o código de verificação é solicitado, e a compra é liberada apenas com a informação correta.

Quais os cuidados tomar?

Devido ao CVC ser um código de grande importância, e permitir a compra online, é muito importante que seja resguardado. Este número não deve ser informado a ninguém, seja por telefone, whatsapp ou qualquer outro meio. É um código que somente o titular do cartão deve conhecer, pois este método de resguardo da segurança evita fraudes e outros acontecimentos indesejados.

Na hora de realizar uma compra em alguma loja física, fique atento e se certifique de que o código não está a mostra. É comum que o cartão venha com um plástico para tampar o código de verificação, e é recomendado que se mantenha esta proteção, e que ela seja tirada apenas quando o titular precisar ver o código.

Porém, como é um código de apenas três números, com o tempo o titular se lembra dos números, e passa a não precisar mais de conferi-lo. Assim, a proteção deve sempre estar por cima do plástico, para que não haja o perigo que alguém com má intenções veja os números e realize uma compra sem o seu consentimento.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *