Atualização de Tabelas- O que Significa a Mensagem na Máquina de Cartão?

As máquinas de cartões são aparelhos fáceis de serem utilizados, que não necessitam de conhecimento prévio para seu uso, sendo bem intuitivas. Porém, quando estes terminais apresentam alguma mensagem, erro ou mal funcionamento, devemos entender o que está acontecendo, até mesmo para resolver o problema rapidamente e não deixar o cliente preudicado. No mínimo, deve-se estar atento ao leitor para para identificar se aquela mensagem fora do padrão realmente sugere um erro ou apenas atualização.

Uma destas mensagens recorrentes é acerca da mensagem “Atualização de tabelas” ou “Atualizando tabelas”, que aparece nas mais diversas máquinas de cartão, seja Moderninha ou MInizinha da PagSeguro, Máquinas da Cielo, Mercado Point, Payleven etc. Até mesmo em sistemas integrados com TEF podem aparecer esta mensagem no pinpad e algo diferente para o operador, como “Aguarde” ou “Em processamento”.

Esta mensagem não é um erro, portanto, não precisa se preocupar. Essa indicação no visor é relativa ao carregamento de configurações e atualizações. Saiba mais sobre acompanhando o texto abaixo.

O que significa Atualizando Tabelas?

Todas as máquinas de cartão, em seu primeiro pareamento e uso, precisam carregar as configurações, conectar a rede, atualizar, etc. Por isso, elas geralmente mostram uma mensagem inicial indicando que este processo está se iniciando. No caso da Minizinha, do PagSeguro, por exemplo, a mensagem é “Atualização de tabelas”. A Cielo TEF aparece “Atualizando Tabelas”.

Por isso, não precisa se assustar, a máquina está fazendo exatamente o que é necessário para o seu primeiro pareamento. Ela também irá iniciar este processo quando tiver alguma configuração de atualização disponível a ser feita.

As máquinas podem apresentar a mensagem “Atualizando Tabelas” em diferentes situações

Em alguns casos, como da Mercado Point é preciso, fazer um procedimento como se fosse efetuar um pagamento pelo celular e depois cancelar a transação. No caso da Payleven, isso poderá acontecer na primeira transação, basta aguardar. Já na Minizinha, será preciso configurá-la. Ative primeiro o Bluetooth do seu celular ou tablet Android. É só acessar as configurações e ativar. Lembrando que o Aplicativo PagSeguro Vendas já deve ter sido baixado pela Google Store.

Abra seu aplicativo e escolha a opção “Meus Leitores”. Clique em “Leitores de débito e crédito” e depois no modelo D150 leitores. Assim, estará disponível um passo a passo que você pode conferir para configurar sua Minizinha.  Já pelo IOS, utilize um IPhone ou IPad e siga os mesmos passos para o Android.

Outras máquinas podem apresentar mensagens semelhantes, iguais ou mesmo diferentes para designarem o mesmo processo. O importante é sempre ficar atento para perceber se sua máquina esta atualizando tabela, pois alguns erros acontecem por conta de software ultrapassados.

Clicando aqui você tem acesso a uma tabela de erros relativas as máquinas PagSeguro. A tabela está disponível da pagina 40 em diante, até a página 44. Outras mensagens que aparecem nas máquinas também estão disponíveis neste documento, a partir da pagina 36. Confira.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *