Cielo ou Rede, qual a melhor máquina de cartão de crédito?

Quando a empresa precisa tomar quaisquer decisões, é importante levar em conta todas as circunstâncias envolvidas. Deve também lembrar-se de que nenhuma empresa é igual, ou seja,o que pode ser bom para uma, não será bom para outra e vice-versa. Para cada decisão, é importante avaliar o que é mais relevante e o que de fato poderá ser negociado.

Isso não é diferente quando se trata de avaliarmos com quais (l) máquina (s) de cartão iremos trabalhar. Apesar das semelhanças, há alguns pontos que diferenciam uma da outra, e que o que vai determinar qual será melhor, será como sua empresa se enquadrará nessas diferenças.

As duas empresas mais fortes hoje que atuam com máquinas leitoras de cartão são a Cielo e a Rede (antiga Redecard). E uma dúvida que muitos têm é sobre a diferença entre essas duas gigantes do mercado.

As duas oferecem serviços muito parecidos, afinal de contas, são controladas pelos grandes bancos brasileiros. Mas, será que existem diferenças entre Cielo e Rede?

Rede ou Cielo

Para lhe auxiliar, veja alguns pontos que devem ser levados em consideração nessa escolha:

Rede x Cielo

Rede x Cielo: Qual a melhor máquina de cartão?

Credenciamento

Não há diferença, e você não precisa de muito. Basta ter uma conta corrente, CNPJ, estrutura técnica, e no caso da máquina sem fio, não é necessário nem ter linha telefônica.

Tecnologia

Quanto á máquina em si, não há diferença, o fabricante é o mesmo. Apesar disso, algumas credenciadoras deixam de renovar e acabam alugando máquinas já muito antigas. A grande diferença está na capacidade de processamento. A falta na capacidade de processamento aparece quando em horários de pico (ex.: horário de almoço em restaurantes e vendas no natal) a máquina fica fora do ar por muito tempo.

Rede: Após a REDE ser incorporada ao banco Itaú, foram investidos 500 milhões nos últimos dois anos para renovação de maquininhas. A capacidade de processamento é a maior do Brasil: 24 mil por segundo, ou seja, 30 vezes mais do que a capacidade de processamento exigida nos últimos picos registrados (A média de pico de vendas ocorre no natal onde há cerca de 900 operações por segundo).

Cielo: No geral, possui máquinas mais novas, não há informações oficiais sobre a quantidade de investimentos realizados com compra de máquinas novas recentemente. A capacidade de processamento segundo o seu próprio site oficial é de 12 mil vendas por segundo, ou seja, 8 vezes mais do que o volume máximo.

Atendimento

Apesar de inúmeros anúncios sobre atendimento 24 horas, 7 dias por semana e chat online, há muitos relatos de que as duas empresas possuem um atendimento muito precário, apresentam divergências nas informações prestadas. Há ainda muita falta de clareza quanto a valores de taxas, de aluguel e de serviços. Isso porque as duas praticam valores diferenciados para determinadas empresas de acordo com negociação. Por exemplo, as duas credenciadoras possuem promoções nas quais o cliente pode conseguir diminuição no valor do aluguel, além disso, muitos representantes baixam as taxas administrativas de acordo com o faturamento da empresa.

A Rede tem feito um grande esforço na diminuição das reclamações, e isso tem refletido na comparação no site reclame aqui, veja a comparação do volume de reclamações entre as duas credenciadoras:

Enquanto a Rede possui 4361 reclamações, a Cielo possui 10 079 no site Reclame Aqui nos últimos 12 meses.

A nota do Consumidor não foi muito diferente, a Rede está na frente com 7,39, e a Cielo possui 7,23.

Taxas

Conforme mencionado no ponto anterior, as taxas praticadas variam muito de empresa para empresa. Além disso, as duas credenciadoras não são transparentes ao divulgar essas informações. Como então descobrir qual seria a melhor credenciadora para sua empresa? Uma dica importante é conversar com credenciadores que atendem em sua região, eles podem passar as condições antes do contrato ser efetivado. E se seu faturamento for alto, você terá plenos poderes de negociar a taxa de administração (valor cobrado em cima e suas vendas), e obter isenção total do aluguel.

Veja algumas comparações sobre os valores:

REDE:
Preço REDE

Confira os valores das máquinas REDE – Informações sobre taxas administrativas não foram encontradas no site. Informações disponíveis no site da REDE (http://www.userede.com.br)

CIELO
Preço Cielo

Os valores da Cielo começam a partir de 2% sobre as vendas no débito – Informações retiradas do site da Cielo (http//:www.cielo.com.br)

 

Bandeiras

Bandeiras

Algumas das bandeiras de cartão de crédito aceitas

As duas credenciadoras afirmam ser multibandeiras, o que significa que aceitam todas as bandeiras. Mas, no caso de algumas, é necessário que a empresa realize um cadastramento na credenciadora. Bom, isso acontece porque houve recentemente uma mudança quanto as bandeiras Hipercard, Elo e Amex. Somente a Rede passava Hipercard, e somente a Cielo passava Elo e Amex.

Teoricamente, após a mudança que estava inicialmente prevista para o mês de julho/2015, todas as credenciadoras aceitariam as bandeiras mencionadas. No entanto, há relatos de empresas com dificuldades em conseguir realizar o cadastro, a maioria dos estabelecimentos ainda possuem as máquinas de ambas credenciadoras para que consiga atender a clientes que possuem qualquer bandeira.

Conclusão

Feita a análise dos pontos principais, a maioria chegará a conclusão que ambas credenciadoras são muito parecidas, e que a economia será de acordo com a negociação feita com essas duas empresas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *